Cães e gatos precisam mais do que carinho. Ter um animalzinho em casa requer atenção constante e cuidados de prevenção tão importantes quanto o aconchego do dono. Uma dúvida frequente na rotina com os pets é o número de vezes que eles devem ser vermifugados no ano.

Tem quem se engane pensando que basta vermifugar o cãozinho quando filhote e, depois, nunca mais. Mas vermífugo não é vacina e sim um fármaco. Por isso, um programa eficaz de combate às verminoses requer ações periódicas. Confira os 3 fatores que definem a quantidade de vezes que seu pet deve ser vacinado e ofereça muito mais amor para ele.

1.Idade pesa

A idade do animal é um fator importante no momento de estabelecer um programa de vermifugação. Filhotes, jovens ou mais velhinhos. Para cada fase da vida, existe o tempo certo para vermifugar. Quando filhotes, a primeira dose é dada com 15 dias e o reforço com 30. Completado dois meses, é recomendado uma dose mensal até os seis. Depois disso, outros dois fatores que serão citados abaixo vão definir a periodicidade. E, dependendo da situação, animais com mais de dois anos devem ser vermifugados  até quatro vezes no ano.

2. Onde vocês moram?

Casa ou apartamento? O tipo de residência também interfere na quantidade de vezes que o pet deve ser vermifugado no ano. Os bichinhos que vivem em apartamento tem menos contato, geralmente, com focos de transmissão de verminoses. Já os cães e gatos que moram em casas estão um pouco mais expostos e, por isso, há uma recomendação diferente no tempo da vermifugação. O local onde o animal vive é um fator determinante no combate às doenças causadas por vermes e deve ser levado em consideração para garantir uma proteção eficaz.

3. Passeios e saídas

A quantidade de vezes que você passeia com seu cão ou a frequência com que ele tem acesso à rua estão entre os fatores que também determinam o tempo de vermifugação. Cachorros que saem para passeios duas vezes por dia, por exemplo, precisam estar mais protegidos, pois terão mais contato com outros animais, fezes e outros focos de contaminação. Já um pet que tem acesso livre e sai para rua sempre que abre o portão de casa, por exemplo, para uma voltinha, requer um outro cronograma. Aqui, vale lembrar da importância dos passeios frequentes tanto para o bem-estar físico quanto emocional do animal.

Quer saber quantas vezes vermifugar seu pet?

Basken Dose Individual

Agora, munido dessas informações, ficou mais fácil cuidar do seu pet e saber certinho quando vermifuga-lo. A linha de antiparasitários da König conta com o primeiro no mercado em dose individual, o Basken DI, que reúne inteligência, eficácia e zero desperdício na aplicação.

A König é a única que oferece uma linha de produtos para vermifugação para cada peso e idade de cães e gatos. Para saber quando vermifugar seu pet, clique aqui e preencha com os dados do seu animalzinho. Você terá um programa completo de combate aos vermes específico para ele.